
A placenta por @doula_gramazzei
Compartilhe

A placenta por @doula_gramazzei
A placenta é um órgão criado pelas mulheres somente durante a gestação, especialmente para conectá-las ao seu embrião. Um órgão completo e multifuncional, exercendo funções como: nutrição, oxigenação, eliminação de toxinas, regulação do metabolismo, proteção contra germes e bactérias, produção de hormônios e fonte de líquido amniótico durante toda a vida intrauterina.
A placenta é formada por duas faces: o lado materno mais espesso, que fica conectado com a parede do fundo do útero e; o lado fetal, constituída pelo cório, do qual sai o cordão umbilical que a liga com o bebê. Esta face é coberta pela membrana amniótica e tem uma cor azulada, onde ficam nítidos os vasos sanguíneos que se parecem com galhos ramificados, e o cordão umbilical, que se parece com um tronco, visualmente lembrando os galhos e raízes da árvore da vida.
Após o bebê nascer, o útero continua contraindo para expulsar a placenta, e o parto só termina quando a placenta sai. Chamamos de Dequitação da Placenta.
A placenta é sua, e caso deseje ter acesso converse com sua equipe médica e/ou doula para algumas ações.
Atualmente algumas famílias fazem o carimbo da placenta com o próprio sangue ou tinta para emoldurar e guardar de recordação. Outras levam a placenta para plantar em casa em um sinal simbólico. Há também quem encapsule a placenta para ingestão no puerpério, ou consuma pedaços da placenta logo após o parto.
A natureza feminina é perfeita e a placenta é a representação da mais pura força e conexão, ligação única capaz de unir e nutrir dentro do ventre outro ser humano.
Você já parou um tempinho para pensar e agradecer a sua placenta!?
Texto: @doula_gramazzei
.
#placenta #arvoredavida #dequitacaodaplacenta #carimbodaplacenta #partohumanizado #doula