
Amamentação por Natália Biagioni
Compartilhe
Sou Natália, engenheira, doula, defensora da criação com respeito, ativista da amamentação. Meu lugar de fala é de quem enfrentou muitas dificuldades ao amamentar, dentre elas, bebê prematuro que não sabia mamar, perda de peso, fantasma da hipoglicemia, peito machucado, baixa produção de leite, mastite e todo o pacote de intercorrencia com a amamentação. Eu sou privilegiada por ter tido uma consultora, @divino_mama as palavras nunca serão suficientes para agradecer! Tive um apoio incondicional do meu marido @andersonpsjunior ♡, inclusive nas madrugadas, tive pessoas ao meu redor compartilhando saberes e experiências.
Nem todas as mulheres podem contar com isso.
Assim como no parto natural, quando defendemos a amamentação não estamos atacando quem não amamenta, muito pelo contrário, pois a maioria das mulheres que não conseguem amamentar é porque não tiveram auxílio adequado e efetivo.
Existem também condições clínicas que vão impedir a amamentação. A Nat desse ensaio maravilhoso é um desses casos. Passou por uma cirurgia de redução aos 18 anos, época em que certamente não pensava em amamentação. Há quem passe por cirurgias e consiga amamentar, mas depende de como essa cirurgia foi realizada. Existem condições onde as mulheres fazem uso de medicamentos incompatíveis com a amamentação. Existem mulheres lutando contra doenças terríveis. Nestas horas devemos ser gratos por termos opções para nutrir nossos bebês. E da mesma forma que via de parto não mede maternidade, o fato de amamentar ou dar fórmula também não.
Mas convenhamos que diariamente somos expostos à uma imensidão de propagandas que nos fazem perder a fé em nós mesmas e no que nossos corpos são capazes.
Nat amamentou e ainda amamenta a Mia, ainda que sem suprir toda a demanda dela com leite materno porque sabe que o ato é mais do que alimentar, é nutrir também de afeto, amor e acolhimento. E o que percebo é que nós mães, nem sempre somos nutridas de tudo isso, e o que mais nos desespera é a exaustão.
Estamos aqui para acolher suas angústias. Sem julgamentos ou verdades absolutas, pois só cada pessoa conhece as dores e as delícias de ser quem é.
Texto por Natália Biagioni
Conheça mais do seu trabalho em:
Whatsapp: 12983151051
Ig: @doularte.natbiagioni
Email: [email protected]
Fotos por @priscilla_beneditofotografia

