
Atrasou??? Socorrooo! (?) - Enfermeira Obstetra Gabriela
Compartilhe

Atrasou??? Socorrooo! (?) - Enfermeira Obstetra Gabriela
É tão comum esse atraso menstrual, mas mesmo assim gera um pânico, quase um mini infarto ne? (principalmente para quem não está afim de engravidar e transa com possibilidade de encontro espermatozoite/óvulo).
Vamos entender o que acontece para não surtar mais ou surtar de forma mais consciente?
Se eu te falar que menstruação não atrasa, você acredita? vou te explicar.
Para começar quero falar como nosso ciclo hormonal funciona.
Ele é dividido em 2 fases: a fase folicular e a fase lútea (sangue desce aqui). Na FASE FOLÍCULAR a hipófise manda um recado para os ovários para fazer um óvulo. Os hormônios envolvidos nesse processo começam a subir e produzir o folículo (óvulo). Quando o óvulo fica pronto ele é liberado do ovário, começando aqui a FASE LÚTEA. Nessa fase (sem a fecundação) os hormônios baixam e após um período (média de 14 -16) começa o processo de descamação da cavidade uterina.
A fase Lútea "da ovulação até a descida do sangue" tem uma média de dias já estabelecida enquanto a fase folicular não tem data certa para acontecer. Por que a formação do folículo é diretamente influenciado pelos seus hormônios, o que faz aumentar ou diminuir o tempo do ciclo menstrual. Quando a formação do folículo demora ou não o forma ocorre o atraso ou um ciclo anovulatório.
O que poderia influenciar no tempo de produção: Ficar doente, estresse, mudança de peso, excesso de exercício físico, traumas, acidentes, morte de alguém próximo, medicamentos, distúrbios metabólicos, ovários policísticos, entre outros..
Nosso corpo é muito esperto e quando ele percebe que vocês (você e seu corpo) não estão em condições para gerar uma vida, ele "cessa" essa montanha russa hormonal a fim de proteger você.
Lembrando que o início da fase fertil (pós menarca) é ainda mais comum essas flutuações menstruais, o corpo leva um tempinho para se organizar e o ciclo se tornar regular.
Eu sou Gabi, mãe, enfermeira obstetra e feminista do baque virado.
Para conhecer mais meu trabalho, entre em contato:
Whatsapp: 12 992014699
Instagram:@eo_gabriela.ele.ela
