
Cesariana Intra-parto - por Natália Biagioni
Compartilhe
Ah fala sério! Vai sentir dor com contrações pra terminar em uma cesarea? Pra que isso? Marca logo a cirurgia. Bem mais fácil.
Já falamos várias vezes sobre os riscos da cirurgia (especialmente chances aumentadas de hemorragia materna, prematuridade e problemas respiratórios no recem nascido e por aí vai.), sendo assim é preferível optar por um parto normal e caso de fato seja necessária realiza-se a cirurgia.
Os motivos que podem levar à uma cesarea intraparto, como o próprio nome sugere, só pode ser evidenciado no decorrer do trabalho de parto.
Não existem suposições, percepções, achismo ou qualquer outra coisa que pode indicar uma cesarea intraparto sem que esteja acontecendo o trabalho de parto.
Confira exemplos de indicações para cesarea intraparto:
DCP - Desproporção Cefalo Pélvica ou Distocia Fetal
Sem trabalho de parto não existe dilatação e nem dinâmica uterina suficiente pro bebê se movimentar e encaixar na pelve.
Parada de Progressão do Trabalho de Parto
Após tentar exercícios, manejos, spinning babies, estímulos naturais, rompimento artificial da bolsa amniótica, ocitocina sintética e nada evoluir.
Batimentos cardíacos fetais nao tranquilizadores
No trabalho de parto ativo, o que vai direcionar as condutas a serem adotadas é o BCF que precisa ser monitorado a cada 15min.
Prolapso de Cordão
Quando o cordão umbilical sai pela vagina antes do bebê e fora do período expulsivo, precisa ser feita uma cesárea com urgência.
Ruptura Uterina
Se houver ruptura uterina em parto anterior, é indicada cesárea eletiva com 38 semanas.
Se romper no TP é uma urgência obstétrica.
Fotografia: Juliana Rosa - @prosaefotografia
Texto: Natália Biagioni - @doularte.natbiagioni
Texto por Natália Biagioni
Conheça mais do seu trabalho em:
Whatsapp: 12983151051
Ig: @doularte.natbiagioni
Email: [email protected]
