
Fechamento do Corpo - Ritual Pós-Parto
Compartilhe

Você já ouviu falar sobre o Fechamento de corpo ou Ritual pós-parto?
Recentemente tenho tido o privilégio de estar entre mulheres que honram seu feminino, sua ancestralidade e ancoradas no movimento cíclico da vida. Esses encontros chegaram em um momento crucial, de me olhar com gentileza e reconhecer minha força. Tem sido transformador. Um processo muito bonito. Sou grata.
Mas, retomando. Tive a oportunidade maravilhosa e acompanhar e registrar o fechamento da Ana Terra realizados pela Doula Bel Mattos.
Que experiência! Sou Grata!
Fechamento de corpo
Fechamento de matriz - fechamento de ossos ou ritual pós-parto.
"O fechamento do corpo é um processo terapêutico e uma prática-ritual originária da parteria tradicional mexicana que celebra a natureza cíclica da vida. Indicada para o pós-parto, após aborto/perda gestacional, adoção e também para momentos em que precisamos de contornos, integração, regeneração, fechar ciclos e processos, para momentos após rupturas, de transição, traumas, morte de um ente querido, separações, mudanças drásticas ou depois de parir um projeto onde investimos muita energia. Sendo também ofertados para homens que buscam por uma integração. "
Casulo - Rito de passagem e renascimento
"O “Fechamento do Corpo”, também é conhecido como “Ritual Pós-Parto” , “Cerimônia de Fechamento dos Ossos" ou da Matriz. É um processo importante que ajuda a conter e realinhar fisicamente e energeticamente, um rito de passagem, e renascimento dessa nova mulher. Envolve o uso tecidos, mais conhecido como rebozo, seu nome tradicional mexicano. Um xale e tecido que também é utilizado em técnicas de massagem, sendo um grande aliado das mulheres nos cuidados e processos durante a gestação, parto e pós-parto. O rebozo é usado para fechar suavemente os ossos, podendo ser uma experiência profunda para algumas pessoas. Particularmente, essa experiência me remete ao casulo e o sinto como um abraço curativo."
Alguns benefícios
- Ausência de sintomas de depressão pós-parto;
- Recuperação física mais rápida;
- Melhora a capacidade de resiliência;
- Apego saudável entre a mãe e a(o) bebê;
- Empoderamento do ser mulher sendo mãe;
- Clareza mental.
- Integração física e emocional.

Texto: Bel Mattos - Telefone: 11 951550664 / 12 978503130 - E-mail: [email protected] - Instagram: @belmattos__ e @belmatttos
Pesquisadora corporal, artista visual e educadora licenciada em Artes Visuais. Doula, Terapeuta integrativa com foco em cuidados femininos, instrutora de yoga e eterna aprendiz de ginecologia natural, dos saberes tradicionais e ancestrais
Fonte: https://www.corpobiografico.com/fechamento-do-corpo








