
O que meu bebê precisa ao nascer? - por Natália Biagioni
Compartilhe

O que meu bebê precisa ao nascer?
Antes de conhecer esse universo da humanização do parto e desbravar estudos cientificos sempre imaginei que ao nascer um bebê precisava de diversos tipos de cuidados e aparelhos que manteriam as condições do ambiente favoráveis para aquele serzinho tão frágil recem chegado ao mundo.
Encubadora, berço aquecido, um banho imediato, a roupinha mais quente, um berço aquecido, um médico ou enfermeira experiente que saberiam lidar com as demandas do bebê e atender suas necessidades.
Quanto mais eu estudava mais entendia que todas as tecnologias e estruturas, máquinas e aparelhos modernos só são necessários para os bebês que não nascem bem. Para aqueles que chegam ao mundo sem grandes intercorrencias, a única coisa necessária é o contato com a mãe. Pele a pele. É o corpo da mãe que manterá o bebê aquecido. Sua respiração e ritmo cardíaco é o que controlará a respiração e ritmo cardíaco de seu bebê. Alguns bebês vão mamar na primeira hora de vida, outros não. E mesmo os que não mamarem, se beneficiarão e muito desse primeiro contato, desse vínculo estabelecido.
E depois de ter parido naturalmente um bebê prematuro de 34 semanas que nasceu bem e ficou comigo o tempo todo e quando saiu foi no colo do pai, tive ainda mais certeza de que tudo o que o bebê precisa está em nós. E os bebês que nascem de cesarea tem as mesmas necessidades. Nada além. Portanto em seu plano de parto mencione como vc gostaria que seu bebê fosse recepcionado caso uma cirurgia seja necessária. E lembre-se! Mesmo na cesarea seu bebê pode e deve ficar com você.
Fotografia: Juliana Rosa - @prosaefotografia
Texto: Natália Biagioni - @doularte.natbiagioni
Texto por Natália Biagioni
Conheça mais do seu trabalho em:
Whatsapp: 12983151051
Ig: @doularte.natbiagioni
Email: [email protected]
