
Parto humanizado é só parto na água? - por Natália Biagioni
Compartilhe

Parto humanizado é só parto na água?
Essa é uma dúvida bem comum. Na realidade a maioria das pessoas faz esse link. E aqui quero ressaltar a importância de entender o que é um atendimento humanizado.
A humanização do nascimento tem 3 pilares. São eles o protagonismo feminino, equipes multidisciplinares e medicina baseada em evidências.
Se a mulher está assistida por uma equipe composta por diversos profissionais como ginecologista obstetra, enfermeira obstetra ou obstetriz, fisioterapeuta, psicóloga, doula, cada um destes profissionais atuando em seu papel específico na preparação para o parto e na própria cena do parto, essa gestante certamente poderá contar com uma assistência mais integral. Por mais que alguns profissionais tentem "vender o combo" do doula e fotógrafa ou do obstetriz e doula, não é possível atender com excelência fazendo mais de uma função. Um outro pilar é a medicina baseada em evidências, que traz para a mulher informações e práticas baseadas em estudos atualizados e não na experiência exclusiva de um único profissional. Por fim, podendo contar com a equipe multidisciplinar que pautam suas práticas nas melhores evidências científicas, o protagonismo é restituído a mulher de forma que ela pode escolher com consciência aquilo que faz mais sentido para si, sabendo que não está sendo enganada por aqueles que são responsáveis por manter sua vida e a de seu bebê em segurança e por promover o apoio psicológico e emocional que a gestante necessitar.
Neste panorama, o local de parto ou a posição de parir é apenas uma entre tantas questões e escolhas da gestante frente à toda essa vivência grandiosa.




Texto por Natália Biagioni
Conheça mais do seu trabalho em:
Whatsapp: 12983151051
Ig: @doularte.natbiagioni
Email: [email protected]
