
Relato de Maternidade Real - Por Dra Mayara Rodrigues
Compartilhe
"Encerrando o mês do incentivo ao #aleitamentomaterno venho trazer resumidamente o meu relato de amamentação.
Foi uma luta constante contra sistema, familiares, indústria farmacêutica e com o próprio bem estar físico e mental. Murilo nasceu de 38sem2d. Após uma indução de parto, seguida por uma cesariana de emergência. Não tive contato pele a pele no parto, não amamentei na primeira hora. No quarto da maternidade, quando pude receber meu filho, fui orientada pela enfermagem que não poderia levantar nem amamentar por 6h. Quando questionei
sobre a Golden Hour, me disseram que o bebê sempre nasce com bastante reserva e não passaria fome.
Ao longo dos dias fui sentindo o cansaço físico e mental de amamentar em livre demanda, tive bastante apoio do meu esposo, mas a vontade de dar uma chupeta aparecia em todas as madrugadas (rs).
Com 3 meses, Murilo foi diagnosticado com alergia a proteína do leite de vaca (APLV), fazendo fortes reações gastrointestinais e até hemorragia digestiva. Para seguir amamentando, eu optei por fazer uma dieta especifica e bem restritiva já que ele estava reagindo via leite materno. Tive muito apoio familiar até os 5 meses.
Voltei da licença maternidade, ficava de 24 a 36 horas seguidas no hospital (estava na residência médica), o meu estoque de leite congelado foi acabando, tive que introduzir fórmula (de leite especial) e intercalar com o leite materno. Fizemos essa oferta em mamadeira e graças a Deus ele não fez confusão de bicos! E assim seguimos por bastante tempo.
Em abril desse ano precisei fazer um desmame forçado após receber o diagnóstico de Câncer de tireoide com possibilidade de quimioterapia. Ficamos 31 dias sem amamentar.
Recebi mais um milgare de Deus em relação ao câncer, que se mostrou menos agressivo do que aparentava nos exames, com cura completa apenas com cirurgia. Voltei a amamentar após a recuperação, já que meu filho ainda pedia e eu também sentia muita falta. Assim seguimos até o momento, com 3 anos e 2 meses!
Não sei quando será o desmame, espero que de forma gentil, seguiremos até ser confortável e gratificante para nós dois.
Texto: Dra Mayara Rodrigues @dra.mayararodrigues




